Histórico e descrição

O Laboratório de Ecologia do Plâncton foi criado em 2010, nas dependências da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, e vem desenvolvendo pesquisas sobre levantamentos sistemáticos e estrutura de comunidades planctônicas de diversos ecossistemas de Pernambuco. As atividades de pesquisa do LEPLANC estão sendo realizadas em várias bacias hidrográficas do sertão pernambucano, sobretudo na região do Capibaribe e do Pajeú, bem como em regiões estuarinas e costeiras marinhas do Estado. 
 
Desde meados de 2010, o LEPLANC vem realizando coletas em ambientes lênticos e lóticos, tanto naturais quanto artificiais, incluindo também lajedos, lagoas e bromélias de altitude dos biomas de Mata Atlântica e de Caatinga. Abaixo um dos primeiros registros de uma dessas coletas na Caatinga (época da criacao do Leplanc).
 
 
 
A ênfase das pesquisas do LEPLANC está relacionada ao monitoramento ambiental dos recursos hídricos, com base na estrutura e composição planctônica, bem como nas variáveis abióticas da água. Outra linha de pesquisa do laboratório é vinculada à ecologia da comunidade, mortalidade e produção secundária da fauna planctônica. Recentes rumos do Leplanc estão direcionados ao estudo dos microinvertebrados de tanques de bromélias e aos microplásticos flutuantes (aqueles oriundos do plâncton).
 
Em agosto de 2017, o Leplanc ganhou um espaço para alocação da Coleção de Zooplâncton da UFRPE (CZ-UFRPE), que conta com mais de 2000 lotes, os quais estão em fase de catalogação e tombamento.
 
Nosso laboratório está sempre à disposição para novos projetos na área - desta forma, qualquer estudante de Ciências Biológicas e cursos afins, pode entrar em contato para verificar a disponibilidade de vagas para estágios ou realização de projetos de monografia e mestrado! Entretanto, é desejável que o estudante já esteja certo que para trabalhar com plâncton é necessário ter muita paciência e dedicação, pois os organismos são bastante diminutos (menores que um grão de arroz), o que requer o uso de microscópios e estereomicroscópios por muito tempo!