Bolsista do Leplanc publica artigo em revista de distribuição regional

22/10/2016 21:23

O bolsista PET Biologia/UAST, Ittalo Luã Silva Medeiros, publicou um artigo na Revista Nordestina de Zoologia, no ano de 2015, mas com publicação on line no final do primeiro semestre de 2016. Esse artigo foi fruto de seu projeto de Iniciação Acadêmica (Íttalo Medeiros foi bolsista BIA/UFRPE/Facepe assim que ingressou na UFRPE/UAST, por ter tido a melhor nota de entrada no ENEM em sua turma). O titulo do artigo é COMPOSIÇÃO E SÍNTESE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O ZOOPLÂNCTON DE RESERVATÓRIOS DE PERNAMBUCO. Abaixo segue o resumo e as palavras-chaves do artigo.

Resumo

Com o objetivo de realizar um levantamento da literatura produzida sobre o zooplâncton de reservatórios de Pernambuco (Brasil), foram consultados artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso disponíveis desde 1987. Ao todo, 21 ambientes distribuídos nas três regiões fitogeográficas do Estado (Zona da mata, Agreste e Sertão) foram estudados e publicados em 18 trabalhos científicos. Um total de 60 gêneros e 108 espécies foram registrados, além da determinação de 29 morfotipos. Rotifera foi o grupo mais rico, com 85 espécies, seguido por Cladocera (13), Copepoda (7) e Protista (3). Além desses grupos, a chamada “fauna acompanhante” também teve grande ocorrência e foi caracterizada pelos grupos Nematoda, Decapoda, Ostracoda, Insecta e Acari. Foi constatado que variações provocadas na fauna planctônica em função do estado trófico do reservatório revelaram predomínio de Rotifera e microcrustáceos de maior porte em ambientes eutróficos e oligotróficos, respectivamente. Além disso, a abertura da malha das rede de plâncton teve relação com maior diversidade em amostras obtidas a partir de 64-68 μm, embora malhas entre 40 e 50 μm sejam ideais para estudos com a maioria dos grupos presentes no plâncton.

Palavras-chaves: Zooplâncton, Fauna acompanhante, Revisão de Literatura, Estado trófico. 

O artigo pode ser baixado e lido na integra a partir do link revistanordestinadezoologia.net/component/content/article/5-volume-7/19-volume-92