Biodiversity of plankton by species oscillations and chaos

25/11/1999 00:00


Este artigo, cujo título traduzido seria algo como "A biodiversidade do plâncton por oscilações e caos de espécies", mostra uma interessante característica do plâncton. Segundo os autores do estudo, existe o que eles chamam de o "paradoxo do plâncton".

 

Na ecologia, a teoria da competição entre espécies prediz que, em equilíbrio, o número de espécies coexistentes em um ecossistema não pode exceder o número de recursos limitantes. Para o fitoplâncton, por exemplo, somente poucos recursos são potencialmente limitantes: nitorgênio, fósforo, sílica, ferro, luz, carbono inorgânico e, às vezes, metais traço ou vitaminas. No entanto, em ambientes naturais dezenas de espécies fitoplanctônicas coexistem!

 

Neste estudo, os autores fornecem uma solução para este paradoxo do plâncton. Primeiro, eles mostram que os modelos de competição por recursos podem gerar oscilações e caos quando as espécies competem por três ou mais recursos. Secundo, eles mostram que estas oscilações e flutuações caóticas nas abundâncias de espécies permitem a coexistência de muitas espécies mesmo com poucos recursos.

 

Eles concluem que o modelo de biodiversidade do plâncton proposto por eles podem ser amplamente aplicável para compreender a biodiversidade de muitos ecossistemas!

Voltar