Bolsistas do PIBIC-EM falam sobre a alegria em participar desse programa

23/02/2013 17:03

Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica para Ensino Médio (PIBIC-EM) falam um pouco sobre as experiências e conhecimentos obtidos durante a execução dos seus projetos em 2012. 

Depoimento da bolsista Amanda Oliveira

"O período em que trabalhei na coleta de zooplâncton, na sua classificação no laboratório, usando métodos exigido pelo plano de trabalho, pude ampliar meus conhecimentos nessa área. O LEPLANC me trouxe uma nova visão do meu município (Serra Talhada-PE), onde conheci o Parque Estadual Mata da Pimenteira, um lugar de preservação,  porém está sofrendo com a falta de chuva em toda região. Usando técnicas como o registro fotográfico, o microscópio e equipamentos fornecidos pela UFRPE/UAST, pude analisar a diversidade do zooplâncton, que são pequenos, mas de grande importância para nosso ecossistema. Obrigada, a todos por terem me fornecido essa experiência, agradeço também aos meus orientadores o professor Mauro, e a aluna Leidiane Pereira Diniz".

Depoimento do bolsista Ricardo Lima

"Para mim, participar do PIBIC-EM foi uma ótima oportunidade para aprender sobre métodos científicos de análise ambiental e sobre a vida acadêmica. Como aluno do Ensino Médio, as descobertas proporcionadas por esse programa foram inúmeras. Pude entender como pesquisas importantes são realizadas, como dados obtidos durante os estudos são interpretados e como as ações humanas influenciam ambientes naturais. Nós seres humanos também somos seres vivos, e portanto devemos tentar compreender melhor os mecanismos que regem a vida e nosso papel em relação a ela. Os trabalhos no PIBIC-EM me ajudaram a ver de uma forma consciente a importância dessas reflexões sobre a biosfera e a valorização que merecem os seres vivos. A partir dos estudos que realizei, pude notar que em ambientes aparentemente inóspitos a vida fervilha, e que cada ser tem um papel de extrema relevância para a sobrevivência dos demais e para harmonia de todo o conjunto. Em resumo, gostei muito de fazer parte de um projeto que me ensinou sobre mim mesmo e sobre o mundo a minha volta".

 

Os alunos estão felizes com a renovação de seus projetos e compartilham um dos seus sonhos: estudar na UAST/UFRPE.