Equipe do LEPLANC publica artigo na revista Nauplius

04/11/2013 23:18

 

A petiana Leidiane Pereira Diniz, do oitavo período do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, tem artigo publicado na Nauplius (ISSN 0104-6497) – revista semestral da Sociedade Brasileira de Carcinologia (Ciência que estuda os crustáceos). Esta publicação, apesar de ser brasileira, tem abrangência internacional e publica artigos científicos desde 1993. O trabalho foi publicado no Volume 21, Número 1 – 2013.
O artigo é fruto de um projeto de iniciação científica da estudante, que se iniciou em junho de 2011 e cujo objetivo geral foi caracterizar espaço-temporalmente os cladóceros em uma lagoa temporária rasa do Parque Estadual Mata da Pimenteira. O título do artigo é “Cladocera (Crustacea, Branchiopoda) of a temporary shallow pond in the Caatinga of Pernambuco, Brazil” – [Cladocera (Crustacea, Branchiopoda) de uma lagoa temporária rasa na Caatinga de Pernambuco, Brasil] e contou com a colaboração das pesquisadoras Dra. Lourdes Maria Abdu Elmoor Loureiro (Universidade Católica de Brasília) e Dra. Viviane Lúcia dos Santos Almeida (Universidade de Pernambuco), além do orientador do trabalho, o Prof. Mauro de Melo Júnior, da UFRPE/UAST.
Os cladóceros são pequenos crustáceos aquáticos, que habitam diversos corpos d’água e que desempenham importantes funções ecológicas, incluindo a regulagem e ciclagem de nutrientes na água e a manutenção do equilíbrio dos diversos compartimentos do ecossistema onde estão inseridos. A partir deste estudo, foi possível constatar uma rica diversidade desses pequenos crustáceos na lagoa do Parque Estadual Mata da Pimenteira (22 espécies) e duas novas ocorrências de espécies para o estado de Pernambuco. Durante o estudo, Leidiane observou que esses animais são regulados, principalmente, pela temperatura (que variou de 20,9 e 35,2 °C), e pela incidência de chuvas.
Mais informações: Leidiane Pereira Diniz (leidiane.diniz@hotmail.com) ou Prof. Mauro de Melo Junior (mmelojunior@gmail.com). Site da revista Nauplius: https://www.crustacea.org.br/index.php.

 

Voltar