Mestrando do Leplanc realiza primeira coleta junto ao PELD Tamandaré

23/09/2017 20:02

No último dia 20/09/2017, foram iniciadas as etapas de coleta do projeto de dissertação de mestrado de Alef Jonathan da Silva, do Programa de Pos-graduação em Ecologia, da UFRPE, sob a orientação do Prof. Mauro de Melo Junior. A ideia desta pesquisa vinculada ao PELD TAMs é investigar alguns processos planctonicos envolvidos na conectividade entre a pluma estuarina do rio Mamucabas/Ilhetas, os recifes e a baía de Tamandaré. 

A pesquisa envolve coleta de zooplancton e aferição de algumas variáveis abióticas da água, a partir de uma sonda multiparametros. Além disso, envolve ainda experimentos de mortalidade do zooplancton, a partir do método do vermelho neutro. Vinculado ao projeto, que conta ainda com a participação do Prof. Pedro Melo (UFPE), serão investigados os microplasticos da coluna d'água e a possível conexão existentes entre os três sistemas envolvidos.

Acima, os mestrandos Felipe Santos e Alef Silva realizando filtração de água para obtenção de dados de clorofila a e material particulado em suspensão (MPS).