O LEPLANC agradece à Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP/UFRPE) pelo apoio durante coletas

11/05/2013 12:31

O Laboratório de Ecologia do Plâncton (LEPLANC/UFRPE) agradece à Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP/UFRPE), especialmente à Eurico Lustosa (coordenador da estação) e Edson Moreira (engenheiro agrônomo) pelo auxílio durante as coletas realizadas entre 27 de abril e 04 de maio de 2013 na cidade de Paranamirm, PE.

As campanhas foram realizadas durante oito dias consecutivos, no início e entardecer do dia, em diferentes estações do Rio Brígida, na cidade de Parnamirim (PE). O objetivo foi detectar as variações nictemerais e espaciais da comunidade zooplanctônica.  Além disso, as alunas Leidiane Diniz e Laíze Nunes realizaram coletas em partes específicas de diferentes macrófitas aquáticas (pecíolos e bordas da Nynphaea sp., por exemplo), para verificar o habitat preferido dos cladóceros límnicos.

Até agora a estagiária Leidiane Diniz registrou 17 espécies de cladóceros em diferentes mananciais de Parnamirim. Entre as espécies identificadas algumas são novas ocorrências para Pernambuco. 

Foto de um dos pontos de coleta (Reservatório do Fomento):

Confira mais fotos em: https://ufrpeleplanc.webnode.com/galeria-de-fotos/photogallerycbm_858757/60/